Seguidores

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Terreno demarcado. Finalmente!! Finalmente??

Depois de muito esperar, o terreno foi delimitado hoje.
Para terem uma noção do quanto isso é importante, segue algumas informações do site http://comprar-casas.net/projeto-casa/  que explicam como fazer essas medições.

Para fazer o projeto do terreno você deve primeiramente aprender a medir o terreno e o caimento corretamente, itens muito importantes para o seu projeto.
A medição correta do terreno deve ser feita na horizontal, ou seja, no mesmo plano, no mesmo nível.  Se o terreno for inclinado e você não souber medir o resultado será muito diferente do correto. Ensinaremos o modo correto de medir muito usado pelos pedreiros.
Medir terrenos inclinados
Os pedreiros pegam dois sarrafos e gravam um em cada trecho do terreno que se quer medir, para colocar o sarrafo reto na vertical, é necessário fazer um ajuste com o prumo. O prumo é um cordão com um peso amarado na ponta e serve pra mostrar qual a posição vertical correta. Depois os pedreiros colocam entre os dois sarrafos uma mangueira cheia de água e tampada com rolhas nas extremidades. O pedreiro que está no ponto mais alto segura uma ponta da mangueira em um dos sarrafos. O segundo pedreiro vai encostar sua ponta no outro sarrafo procurando manter o nível horizontal, então eles tiram as rolhas e vão ajustando uma das extremidades até que a água fique estabilizada nas duas pontas. Quando a água parar de mexer é só marcar o ponto no sarrafo que está garantido o mesmo nível. Por final é só medir a distância entre os dois pontos marcados nos sarrafos.
Terreno torto

É necessário ter os ângulos das laterais para fazer o desenho mais correto possível, a melhor maneira nesse caso é tirar as medida de todos os lados e também da diagonal. E um detalhe importante na hora de desenhar: você precisa adotar uma escala para que o seu desenho seja proporcional ao tamanho natural do lote, por exemplo, 1 cm no papel é igual a 100 cm no terreno, ou seja, 1 metro.
Para medir, se um lado do terreno tem 20 metros, você vai desenhar um linha de 20 cm. Na mesma proporção você vai marcar um lado e a diagonal até fechar um triângulo, depois é só fechar os dois lados até fechar o desenho do terreno. Nas extremidades você pode anotar os níveis para saber o caimento. Pronto.
__
Só que.... A novela ainda não terminou. O terreno está demarcado, mas a demarcação indica que o nosso terreno é quase 5,5m mais a direita do que imaginávamos. Amanhã vamos passar na prefeitura para saber qual o próximo pa$$o deste processo e verificaremos esta diferença na "planta" da quadra. Já que a cerca do nosso vizinho ao lado também estaria errada! Alterando a metragem do nosso terreno.
Desculpem o post grande, mas acho que a informação é muito válida para quem está iniciando a construção e corre o risco, como eu corri, de construir em terreno alheio. (Corri esse risco duas vezes!)

3 comentários:

  1. NOSSA NEM ME FALE ISSO COLEGA!!

    SÓ ME FALTAVA.

    DEPOIS DE TANTO SONHAR CONSTRUIR NO VIZINHO É FOGO HEIN!?!?!

    FICO A ESPERA DE MAIS NOVIDADES!!

    BEIJOKAS...

    ResponderExcluir
  2. ihhh então os vizinhos comeram bola e cederam parte do terreno pra vcs, kkk
    é bom ver como proceder mesmo antes de iniciar a obra
    bjks

    ResponderExcluir
  3. Isso é realmente um problema, o meu vizinho de fundo avanço 1/2 metro pra dentro de todos os terrenos, já q a propriedade é uma fazenda, ele cercou com telas, tinha um valo q era a divisa e o espertinho fez a cerca depois do valo, meio metro é quase nada, mas pera ai né!! Vamos ver no q vai dar isso rs
    Bjokass

    ResponderExcluir