Seguidores

quinta-feira, 26 de maio de 2011

1º Selinho !! Dúvidas, dúvidas e mais dúvidas!!

 
Imagem: hphnet.blogspot.com

Depois da postagem de ontem e da segunda visita ao projetista, minha cabeça se encheu de preocupações e dúvidas. Cheguei a ir dormir fazendo contas!!!
Quero agradecer muito aos conselhos recebidos e dizer que estou ávida por mais conselhos e ajuda!
Bom, a gente está pagando aluguel e continuará pagando até o final de 2012. A não ser que a nossa casinha fique pronta até o meio do ano que vem, aí a gente para de pagar aluguel. Então, todo o financiamento, taxas, cartório, documentos... todos deverão ser pagos enquanto ainda pagamos aluguel.
Estamos cortando ao máximo as despesas com o financiamento, pois nosso orçamento pessoal só nos permite pagar cerca de R$ 700,00 de prestação a Caixa. Isso daria algo menos que 80mil reais pelo SBPE.
Portanto, tenho que construir uma casa que tenha 2 quartos, cozinha, 2 banheiros, sala, área de serviço e, se possível um pequeno escritório/sala de estudo. Fiz um pequeno rabisco e consegui uns 70m² sem garagem. ( Em outro post darei mais detalhes.) Como sou leiga nisso de projetos e plantas, pode ser que, na ponta do lápis, tenha pouco mais que isso, afinal, eu sei que um risco de lápis equivale a  uns 15cm de tijolos, e tijolos por tijolos, a área aumenta, né?
Porcelanato?? Nem pensar por 2 motivos: 1 - $$$$ 2 - pode ser que, em algum momento, tenhamos que alugar a casa, e eu não confiaria meus porcelanatos a outrem. rsrs
Telha? Cerâmica. Laje ou forro PVC ? Eis aí a maior dúvida do momento!! A laje encarece consideravelmente a obra são R$ 120,00 a mais por m² (com material e mão de obra). No entanto, se eu fizer de forro PVC, a casa pode ganhar uns 10m² ! Óh dúvida cruel!!

Muro!! Uma grande dúvida a parte... Fora do financiamento. Orçar tijolos e blocos de concreto. Precisamos de 96 lineares de muros laterais e mais uns 14 de frente. Os fundos, devemos usar o do vizinho mesmo.

Eu já pensei tanto para apertar o orçamento e manter a laje... Acho que o certinho mesmo eu só vou ter depois que conseguir o manual descritivo junto as construtoras para orçar direitinho.

Quero agradecer a minha amiga de blog Renata (Construindo pra morar) pelo lindo selo que me deu:


Muito obrigada pela lembrança!! E, como também tenho blogs que admiro muito, lá vai a minha listinha de premiados:

Débora Ertel - Diário de Construção
http://diariodeconstrucao.blogspot.com/
Renata (Rê e Dê) -Construindo minha casa
http://construindoparamorar.blogspot.com/
Renato Riolino - Casa do Renato e da Gi
http://nossacasarenatoegi.blogspot.com/
Dayane - Nossa Futura Casinha
http://nossafuturacasinha.blogspot.com/
Charles - Minha casa em construção
http://minhacasaconstruir.blogspot.com/
Cê Vilanova - Sonho Real
http://cevilanova.blogspot.com/
Amanda - Construindo nosso sonho
http://construindonossosonho-amanda.blogspot.com/

Superbeijo a todos e... Por favor, dêem sempre palpites!!!

13 comentários:

  1. Liliane, de maneira geral, quando você calcular a metragem da casa pelo "rabisco", você soma += 10% nisso para chegar ao tamanho "real".

    Ou seja, se o desenho que você fez ficou com 70m2, a casa na verdade vai ter 77m2.

    Uma dica para economizar, é tentar deixar as áreas molhadas juntas. Tente deixar cozinha (parede da pia), banheiro e lavanderia todos juntos. Isso lhe dará uma boa economia na parte hidráulica.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de dizer, nós também estamos pagando aluguel e o consórcio ao mesmo tempo... e como se não bastasse vamos precisar fazer sobrar mais dinheiro ainda porque a carta de crédito não vai ser suficiente.

    Mas é um sacrifício que vale a pena viu!!!

    ResponderExcluir
  3. Olha, construir significa:
    - gastar sempre acima do planejado;
    - endividar-se;
    - apertar o orçamento pessoal;
    - administratar frutrações e problemas.
    Mas vale a pena!
    A conta do Renato tá prá la´de correta. Eu e minha mulher projetamos 100m2 de área, medidas internas. Mas com paredes foi para 110m2...

    ResponderExcluir
  4. Por isso que eu gosto de vocês! Dicas ótimas!!
    É, Renato, o banheiro da suite tá meio longe... Vou ver se consigo agrupa-lo ao resto da area molhada. Andei vendo outras plantas e vi que podemos minimizar o corredor, se ele fizer parte da sala, ganhando assim mais metragem e menos parede. rs Outras medidas de economia só serão percebidas ao fazer o memorial descritivo, isso porque posso economizar na ceramica do banheiro, evitando ser todo até o teto. Além disso uma das paredes da cozinha tb nao terá ceramica, devido aos armários e outra parede deve ter um abancada (pra ser tipo americana)... assim vou economizando... Por enquanto o projeto é que tem que ser de facil execução e visando ecomonia hidraulica, né? Continuem palpitando, gentem!!!

    ResponderExcluir
  5. Viu liliane vou fazer um projetinho e vou disponibilizar no meu site depois da uma olhada. Só peço um prazo de 2 dias to apurado na empresa.
    http://www.monteseuprojeto.com.br

    ResponderExcluir
  6. oi querida, seu blog é show, sempre que posso te visito, e quando tenho palpites tb!!

    acho que laje é sempre a melhor opção!!

    vai que derrepente, vc nunca irá alugar essa casa, ela vai ser sua pra sempre, vc irá morar nela, construa ela pensando nela sendo sua.

    porcelato é caro?? sim, é sim, mais aqui em minha cidade achei uns bem em conta!!

    mais estranho, que se vc terá cerca de 700,00 reais para pagar financiamento da caixa, penso que eles poderão até te dar uns 100.000,00.

    que seria ótimo né?!?!?!

    veja isso direitinho querida.

    estou torcendo muito por vc!!

    aqui naum tenho novidades, por isso naum ando postando nada, mais assim que tiver novas postagem farei!!

    beijokas....

    ResponderExcluir
  7. Alexandre, fiz uma plantinha sem corredor e meu marido "deu toco". rsrs Isso pq ele nao quer a entrada do banheiro social à vista na sala. Poxa, se vc tiver mesmo tempo pra ajudar... Será show show show!!! Obrigada!!

    Rê, Laje!!! EU QUERO LAJE!! Meu sofrimento é pela laje, eu sonho com ela... rsrs
    Quanto ao financiamento, O valor de 700 até 750 nao foi a Caixa que me deu, foi o orçamento domestico mesmo, é o que não nos deixará inadimplentes e nos permitirá construir a garagem fora do financiamento (sai mais barato pq o m² da garagem é bem mais barato assim). Fora meu jardim... a churrasqueira... o forno de pizza... Tudo fica pra depois, já morando lá e com a prestação pra pagar.Eu queria muito gostar de uma planta ja pronta. Mas nao consigo! Se o Alexandre conseguir fazer uma legal vai ser muito show!! Ô povo legal...
    Continuem palpitando, gentem.

    ResponderExcluir
  8. olha liliane, observei uma coisa, coloque só um banheiro, pois torna a edificação mais barata. Depois amplie para uma suite com closed, fiz isso em minha casa.

    ResponderExcluir
  9. É, Alexandre, conversei um pouco com o maridão e ficamos pensando que se deixarmos o banheiro para depois, a gente vai acabar não o construindo e, se é para correr este risco, a gente prefere correr o risco com o escritório. Já estamos pensando nas medidas mínimas: banheiros 1,5x2,5; quarto 1 3x4, quarto 2 3x3, cozinha 4x3; área de serv 5m², Sala 3x4. O Projetista está tentando. Quando tiver algo, ele vai nos ligar para a gente ver. Enquanto isso, eu vou fussando na net e tentando desenhar algumas coisas com o "Sweet Home 3D". É pobrinho, mas dá pro gasto. rsrs

    ResponderExcluir
  10. liliane consegui fazer o projeto, ficou muito simples de realizar uma ampliação para uma casa grande, 2 quartos, 2 banheiros, sala de estar, sala de jantar, cozinha, despensa, lavanderia pequena, área da edificação tirando a garagem e varanda 79m², mas só estará disponível a partir das 22 horas horário de Brasilia.
    Espero ter ajudado.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. VALEU, Alexandre!!!!!! Que legaaal!!!
    Aaaaaiiiii, se eu pudesse apressava o relógio, de tanta ansiedade para ver. rsrsrs
    Muito muito muito muito obrigada!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Olha não consegui fazer a perspectiva, porque o trabalho me suga muito tempo, mas só a lavanderia ficou um pouco pequena, cabe só um tanque com uma boca e uma maquina de lavar, e tá fácil de ampliar sala de estar e jantar, e para quantidade que desejar de quartos. Somente no quarto de cima deve deixar uma viga e pilares, para formar o corredor para outro quarto.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  13. Ficou muito legal. Deixei um link no próximo post para o povo ver o projeto diretamente no seu site.
    O Marido ainda não viu o projeto devido a correria no trabalho dele.Creio que ele só deve parar pra ver na terça feira. Mais uma vez, muito obrigada!

    ResponderExcluir